Um capitulo da minha história

Que bonito titulo, hein!!! 
Parece dum livro do Nicholas Sparks....mas não é. 
Tinha que dar um nome a esta história que vou contar e por isso, este pareceu-me perfeito, porque o que vos vou contar é isto mesmo, um capítulo da minha história, do meu percurso de vida. 
No ano de 2005, há precisamente 10 anos atrás, neste mesmo mês, agarrei em 3 ou 4 malas e fui para o Rio de Janeiro. 
Inicialmente esta era uma aventura para ser vivida com a Márcia, minha amiga e colega de curso, mas infelizmente ela desistiu e eu estive mesmo para desistir também, mas.............o meu pai conversou comigo e insistiu para eu ir e lutar por esta etapa! E lá fui eu, em busca do sonho! :) 
Não fui sozinha. Levei a minha mãe por 2 semanas. 
Arranjar casa, tratar das coisas na faculdade (fui fazer o mestrado na Universidade Católica do RJ, PUC-RIO), abrir conta no banco, tratar das burocracias no policia federal, consulado etc etc era too much para quem nunca tinha vivido noutro país. 
Essas 2 semanas acabaram rapidamente e a minha mãe foi embora. E eu fiquei ali, completamente sozinha, sem um único amigo, sem um único conhecido. Fiquei! 
Mas isso foi rapidamente ultrapassado, porque na primeira semana de aulas encontrei 2 portugueses na PUC que se tornaram os meus maiores amigos, os meus irmãos de coração, até hoje. 
Salvaram-me vezes sem conta da "depressão" do regresso das idas e vindas a Portugal, dos momentos nostálgicos e das saudades imensas que carreguei até ao dia em que vim embora, definitivamente.  
Sim, porque eu nunca me habituei verdadeiramente à distância, ao facto de estar tãooooo longe de casa, da família, dos amigos, do aconchego do nosso canto! 
Conheci a Vera, uma portuguesa que estava lá a estudar! Passados 4 anos, foi minha madrinha de casamento! Não preciso descrever a relação, porque com o desfecho que vos dei a conhecer, percebem a autenticidade da mesma! 
A Familia Pais, tornou-se a minha familia também! Sem palavras para descrever a bondade e a generosidade com que sempre me trataram e acolheram, desde a primeira hora. 
Uma das vezes que vim para Portugal de férias, a Izabel Pais, juntamente com 2 pessoas fez a mudança de apartamento que eu teria de fazer sozinha no regresso. Mudei da Gávea para Copacabana!  
As coisas boas que passei vou guardar para sempre, assim como as pessoas maravilhosas que tive o prazer de conhecer. 
O Rio deu-me tanto que se quisesse enumerar, não conseguiria! Deu-me calo, deu-me força, deu-me sobretudo peso (mas isso é outra conversa, LOL)!! 
Em 2 anos, para além do objectivo principal ser cumprido com sucesso, vi o melhor teatro da minha vida, assisti a espectáculos sem fim, vi os actores que sempre quis conhecer (alguns mesmo conversei e fiquei amiga). 
Comprei as roupas mais bonitas, os sapatos mais originais, a lingerie mais sexy, a bijutaria mais barata do mundo, os tecidos mais fenomenais! 
Em 2 anos, visitei Angra dos Reis, Búzios, Florianópolis, Bahia! Fui à Argentina e dancei o tango pelas ruas de Buenos Aires! 
Tive os professores mais humanos, mais humildes, mais "cool" do planeta! 
Conheci pessoas na faculdade que, até hoje, mantenho contacto. 
Deste lado, os amigos foram visitar-me e puderam, juntamente comigo, viver a magia da cidade maravilhosa! 
Explicar por palavras o que é estar no Pão de Açúcar, ou no Cristo Redentor é impossível. 
Fiz esse passeio dezenas de vezes, de cada vez que vinham amigos ou até mesmo sozinha. São retiros absolutamente poderosos para meditar, respirar e viver! 
Percorrer a pé Ipanema, Leblon e Copacabana é uma sensação tão boa, que só mesmo quem lá vive e o faz tantas e tantas vezes me consegue entender. 
Andava de "ônibus" ou mesmo em vans (só naquela de querer à viva força estar e ser como o tipico carioca,). Quando ia para o centro da cidade, apanhava o metrô, comprava pão de queijo e enfiava.me pelas ruas "proibidas" aos turistas. Assaltos, dizem eles! 
Nunca vi nada, nunca me aconteceu nada e nem nunca ouvi falar de coisas dessas enquanto lá estive. 
Obviamente que acontecem, mas eu, felizmente não conheci essa realidade negra! 
Verdade seja dita que também ninguém dava por mim. Vestia-me como eles, havaiana no pé e relógio de plástico no pulso....zero a dar nas vistas! 
Comi a melhor fruta de sempre. Comi sushi e carpaccio pela primeira vez. Fiquei fã do segundo! 
Fui a todas as feiras e feirinhas no Jockey Club da Gávea, onde vivi durante um ano. Almocei vezes sem conta no "Garota de Ipanema", no "Carretão", e no  "Gula Gula", o meu restaurante preferido do mundo inteiro! 
Tomei o pequeno almoço na Confeitaria Colombo, tantas vezes que não me lembro mais! Provavelmente o sitio mais bonito do Rio, a seguir à Biblioteca de Estudos Portugueses! Meu Deus do Céu! Se forem ao Rio, é tudo o que não podem perder! 
Ah, e o pôr do sol de Ipanema?? Ali, mesmo junto ao Posto 9/10. O Top das praias cariocas. 
O Zona Sul (cadeia de supermercados) é tudo de bom! Os melhores sumos naturais, as melhores pizzas, doces e salgadas e tantas outras coisas são de lá. 
Havia tanto para eu falar do Rio, mas nesta comemoração de 10 anos, só me apraz relembrar algumas das minhas rotinas diárias naquela cidade ABSOLUTAMENTE MARAVILHOSA!
Voltei em 2009, na lua de mel. Não pensámos duas vezes para onde iríamos! Só podia ser o Rio! 
Foram os 15 dias mais curtos da minha vida! 
Estou com saudades do tamanho da distância que nos separa, mas sei que vou voltar....quem sabe, não tardará! ;)  






CONVERSATION

Back
to top